Ir para o conteúdo principal

2 Cursos

Problemas de Hiperatividade e Défice de Atenção em Crianças e Jovens
Formação Pessoal e Social
Pré-visualização do Curso

Tutor: Magda Vasconcelos

Problemas de Hiperatividade e Défice de Atenção em Crianças e Jovens

DESTINATÁRIOS

O curso Problemas de hiperatividade e défice de atenção em crianças e jovens destina-se a pais, professores e outros profissionais que trabalhem com crianças e jovens ou que tenham interesse específico na formação no âmbito da saúde mental da infância e adolescência.

 

OBJETIVO GERAL

Identificar problemas de hiperatividade e défice de atenção em crianças e jovens

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

·        Compreender a perturbação de hiperatividade e défice de atenção - PHDA

·        Identificar fatores de risco na PHDA

·        Especificar aspetos de diagnóstico relacionados com o género

·        Descrever o perfil neuropsicológico em crianças com perturbação de hiperatividade e défice de atenção

·        Descrever consequências funcionais da perturbação

·        Compreender diferenças em relação a outras perturbações

·        Identificar comorbilidades associadas

·        Compreender o processo de intervenção

PROGRAMA / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1: Compreender a PHDA

·        Prevalência da PHDA

·        Fatores de risco na PHDA

·        Aspetos relacionados com o género

Módulo 2: Perfil neuropsicológico na PHDA

·        Critérios de diagnóstico na PHDA

·        Consequências funcionais da perturbação

·        Diferenças em relação a outras perturbações

·        Comorbilidades

 

Módulo 3: Intervenção na PHDA

 

·        Intervenção farmacológica

·        Intervenção psicológica e neuropsicológica

·        Intervenção na escola

·        Intervenção familiar


METODOLOGIA FORMATIVA

·        Formação em formato e-learning (totalmente a distância), com sessões síncronas e assíncronas

·        O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como restrição o cumprimento da data indicada como data final do curso

·        A formação decorrerá na plataforma de gestão de aprendizagem (Plataforma MOODLE), cujas ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à formação a distância

·        Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir.

 

DURAÇÃO E LOCAL:

16 horas (8 Síncronas / 8 Assíncronas)

O    curso    decorrerá    em     ambiente    E-learning,       através da                 Plataforma Checklist https://plataforma.checklist.pt/.

 

CALENDARIZAÇÃO:

13 de junho de 2024 – 31 de junho de 2024

Sessões síncronas – 13, 17, 25 de junho e 28 junho. Horário das sessões síncronas – 10:00 – 12:00

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

 

MÓDULO

DURAÇÃO

Módulo I: Compreender a PHDA

4 H (2h síncrona 13 junho / 2h A)

Módulo II: Perfil neuropsicológico na PHDA

6H (2h síncrona 17 junho / 6H A)

Módulo III: Intervenção na PHDA

6h (4h síncrona 25 e 28 de junho/ 10h A)

TOTAL

16 HORAS

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.


CERTIFICAÇÃO

A conclusão do curso com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a legislação em vigor.

 

VALOR

1  PESSOA – 45€

2  PESSOAS – 40 €

3  OU + PESSOAS – 35 €

INSCRIÇÕES: https://forms.gle/rKpg4c6iZRhRbhte9

Confirmação de inscrição através de envio de comprovativo de pagamento para o seguinte e-mail: info@checklist.pt  




Depressão na Adolescência
Formação Pessoal e Social
Pré-visualização do Curso

Tutor: Magda Vasconcelos

Depressão na Adolescência

CURSO DEPRESSÃO NA ADOLESCÊNCIA

DESTINATÁRIOS

O curso Depressão e Ansiedade na Adolescência destina-se a pais, professores e outros profissionais que trabalhem com crianças e jovens ou que tenham interesse específico na formação no âmbito da saúde mental da infância e adolescência.

 

OBJETIVO GERAL

Identificar a depressão na adolescência

 

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

  • Compreender a complexidade da fase da adolescência
  • Especificar o papel do suporte familiar
  • Descrever o papel da escola na promoção da saúde mental
  • Especificar tipos de perturbações depressivas
  • Analisar o processo de avaliação e intervenção na depressão

 

PROGRAMA / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Módulo 1: A adolescência

  • A identidade do adolescente
  • Afetividade e suporte familiar
  • O papel da escola na promoção da saúde mental

Módulo 2: Perturbações depressivas

  • Perturbação distímica
  • Perturbação bipolar
  • Perturbação depressiva major

Módulo 3: Avaliação e Intervenção

  • Fatores de risco
  • Avaliação
  • Diagnóstico diferencial
  • Tratamento
  • Prevenção

 

METODOLOGIA FORMATIVA

·        Formação em formato e-learning (totalmente a distância), com sessões síncronas e assíncronas

·        O e-formando pode aceder aos conteúdos do curso a qualquer hora, em função da sua disponibilidade e disposição, tendo como restrição o cumprimento da data indicada como data final do curso

·        A formação decorrerá na plataforma de gestão de aprendizagem (Plataforma MOODLE), cujas ferramentas possibilitarão o ambiente pedagógico favorável à formação a distância

·        Ao longo do período de funcionamento do curso, o formando tem a possibilidade de efetuar o download de todos os materiais de formação, elaborados pelo tutor/formador responsável, para os guardar no seu computador ou imprimir.

 

DURAÇÃO E LOCAL:

16 horas (8 Síncronas / 8 Assíncronas)

O curso decorrerá em ambiente E-learning, através da Plataforma Checklist https://plataforma.checklist.pt/.

 

CALENDARIZAÇÃO:

13 de junho de 2024 – 13 de julho 2024

Sessões síncronas – 13, 18, 25 de junho e 3 julho.

Horário das sessões síncronas – 18:30 – 20:30

 

ORGANIZAÇÃO DO CURSO / CONTEÚDOS PROGRAMÁTICOS

Os conteúdos programáticos do curso de E-Tutor/ E-Formador: Especialização em Formação à Distância serão organizados por módulos, segundo um desenvolvimento sequencial.

 

MÓDULO

DURAÇÃO

Módulo I: A adolescência  

4h (2h S / 2h A)

Módulo II: Perturbações depressivas

6h (2h S / 6h A)

Módulo III: Avaliação e Intervenção

6h (4h S / 10h A)

TOTAL

16 HORAS

 

REQUISITOS TECNOLÓGICOS

Para frequentar este curso é necessário ter acesso a um computador, com ligação estável à Internet e um browser (programa para navegar na web), como o Chrome, Firefox, Safari, Microsoft Edge ou Internet Explorer. Não necessita de instalar programas no seu computador para poder aceder à formação. Para aceder à plataforma basta ter o e-mail e a respetiva senha, criados aquando da realização da inscrição.

 

CERTIFICAÇÃO

A conclusão do curso com aproveitamento resulta na obtenção de um Certificado de Formação Profissional, emitido através da Plataforma SIGO (Sistema de Informação e Gestão da Oferta Educativa e Formativa), em conformidade com a legislação em vigor.

 

VALOR

1 PESSOA – 45€

2 PESSOAS – 40 €

3 PESSOAS – 35 €

Pagamento realizado através de transferência bancária. 

IBAN: PT50 0045 1421 4023 2319 4169 7


INSCRIÇÃO: forms.gle/YzrZacxXxcrKbD9z8  

Confirmação de inscrição através de envio de comprovativo de pagamento para o seguinte e-mail: info@checklist.pt